math, numbers, number-5247958.jpg

Matemática básica: 6 motivos pelos quais você deveria revisá-la.

O seu cérebro gosta de poupar energia

O pensamento lógico da maioria e o meu também é que uma vez aprendido, ficará armazenado certo ?

Errado.

Na grande maioria das vezes o nosso cérebro descarta grande parte dessas informações e a gente acaba utilizando somente o que é essencial para a nossa vida e uma vez que esse conhecimento não está sendo utilizado, acaba sendo esquecido.

Assim, para tentar te motivar um pouco ou convencê-lo a voltar aos bons tempos de escola, listei 6 motivos pelos quais você deveria ter uma base sólida em matemática.

1 – Você estudou os conceitos há muito tempo

Seja sincero consigo mesmo, há quanto tempo você não revisa os conceitos básicos? Provavelmente há algum tempo.

Então é natural que haja uma certa resistência da nossa parte e justamente por isso você deveria relembrar alguns conceitos, tais como potência de base 10, dizima períodica, fatoração e radiciação entre outros.

2 – Facilidade na resolução de problemas

Á medida que você se deparar com problemas no seu dia a dia trabalhando, seja como desenhista ou como projetista, sua habilidade para encontrar uma solução em determinado assunto irá melhorar com o tempo.

E algumas vezes essse problemas são simples, que não necessariamente você precisa de uma abrir um software para resolvê-los.

Coisas como a bissetriz de um angulo, a diagonal ou o perímetro de alguma figura geométrica.

3 – A matemática sempre irá existir

Essa é uma matéria que existe antes mesmo de você nascer e continuará existindo mesmo depois que você morrer.

E, diferente de setores como o de tecnologia por exemplo, em que o que existe hoje poderá ser algo ultrapassado daqui a cinco anos. A matemática é uma das ciências mais antigas e o que você aprender hoje, continuará com você daqui a 50 anos.

4 – Raciocínio lógico

Talvez você nem irá prestar concurso ou algo do tipo, mas a sua habilidade de raciocínio lógico ira melhorar radicalmente caso você continue praticando as suas revisões de matemática e relembrando alguns conceitos básicos.

5 – Cursar física e engenharia tranquilamente

Ok, eu quis fazer uma piada. Isso não vai acontecer.

Sendo sincero, não será tranquilo e você provavelmente perderá algumas noites de sono e alguns cabelos no processo.

Mas o fato é que se você domina as matérias básicas, provavelmente ira fluir melhor na resolução dos exercícios que a grande maioria dos seus colegas e poderá focar em várias outras coisas que irão surgir durante a graduação.

6 – Concursos e vestibulares

Como o próprio título diz, caso pretenda prestar algum concurso ou vestibular, essas questões são abodadas o tempo todo.

E como na maioria das vezes não é possível utilizar calculadoras, você precisa resolver através das habilidades que adiquiriu durante a sua vida.

Então por que não começar a revisar logo de uma vez por todas e encurtar essa jornada?

Ok, mas eu não tenho tempo para estudar

Não estou falando pra você se matricular em um curso de matemática ou algo assim, mas se você separar de 30 minutos a uma hora pela manhã para fazer isso, irá te ajudar e muito.

Pode ser através de video aulas que existem no youtube. Uma boa playlist com uma boa didática durante um ou dois meses, já podem ser o suficiente.

Existem alguns canais no youtube que possuem uma excelente didática. Por exemplo o do Professor Ferreto, que aborda tanto a matemática básica, quanto alguns conceitos complexos de forma clara e objetiva.

Em resumo, reflita sobre o quanto esse assunto pode impactar no seu aprendizado.