O que estudar antes de cursar engenharia mecânica?

mathematics, formula, physics-1233876.jpg

A jornada para se tornar um engenheiro mecânico pode ser um tanto árdua e uma base sólida de estudos, pode facilitar um pouquinho essa caminhada.

Em um cenário ideal, todas as matérias básicas deveriam ser estudadas, mas isso dificilmente irá ocorrer. No entanto, existem duas matérias fundamentais que você deve dominar ou dedicar-se por pelo menos um ano.

 

Matemática e física

Isso mesmo, somente essas duas matérias podem facilitar o processo para se tornar um engenheiro mecânico.

E uma dúvida que deve estar pairando sobre a sua cabeça é: mas e as outras matérias, não são importantes? Claro que são, principalmente se você está estudando para um vestibular super concorrido.

No entanto, se optou por fazer engenharia mecânica mesmo assim e não dispõe de tempo para fazer cursinho pré-vestibular, mas gostaria de estar melhor preparado, essas duas matérias podem facilitar e muito a sua vida.

Seu foco deve ser exclusivamente em aprender física e matemática, pois serão a base de todo o seu aprendizado durante o curso.

Esses conhecimentos se bem estabelecidos, irão te ajudar não somente durante o período de estudos como também pelo resto da vida.

E a melhor maneira de conferir uma informação é verificar por conta própria se faz sentido ou não.

 Portanto, entre em qualquer fórum de engenharia e pergunte para os participantes sobre quais matérias que eles se arrependem por não terem estudado com antecedência antes de começarem a faculdade.

Analise suas respostas e tire suas conclusões.

A importância da matemática básica

 math work, mathematics, formulas-4711302.jpg
 

O conhecimento em matemática básica irá influenciar diretamente o seu desempenho durante o curso. Por mais que se utilize somente figuras geométricas básicas como círculo, quadrado e triângulo nos exercícios para a grande maioria das vezes, esses cálculos acontecem o tempo todo.

A sua decisão de estudar com antecedência poderá facilitar e muito o seu processo de aprendizado e com uma base bem estabelecida, a sua intuição durante a resolução de problemas será bem mais rápida.

Matemática básica

Já que estamos falando do ciclo básico, vou listar alguns pontos essenciais para que se possa focar durante os estudos:

matemática elementar

Como você deve imaginar, não espere que haja alguma revisão e coisas como potenciação, radciação, produto de dois fatores estão subentendidos que você os conhece de ponta a ponta.

trigonometria

Se por algum motivo você não conseguir estudar nada, faça um favor a si mesmo e estude pelo menos trigonometria. Ela será de vital importância quando for estudar estática dos sólidos.

matrizes

Durante o seu período de revisão, tente relembrar os conceitos básicos como matriz inversa e como calcular uma determinate.

geometria

O coneito de geometria pode ser bastante vago, mas no geral, elas são espacial, analítica e descritiva.
algebra linear e vetorial

Assim como as matrizes, os conceitos básicos sobre como somar, multiplicar e subtrair vetores são comuns nos primeiros anos de curso.

Física básica

 steam, railroad, train-943379.jpg

 

Assim como a matemática elementar, entende-se que você já domina os conceitos básicos sobre física. Seja quando estiver dimensionando um eixo ou calculando a transferência de calor para algum componente, volta e meia precisará recorrer aos princípios básicos tanto de Newton quanto das leis da termodinâmica.

Outros assuntos como óptica, física nuclear e de partículas embora sejam de extrema importância para o mundo da física, serão deixados de fora dessa lista por não fazerem parte do ciclo básico da engenharia mecânica.

 

Cinemática e dinâmica

Como você passou os últimos anos vendo esses conceitos, uma revisão simples já deve ajudar a relembrar coisas como velocidade, aceleração de um corpo.

Força e trabalho

As três leis de Newton são inevitáveis e conceitos como trabalho e energia gravitacional costumam ser frequentes tanto em provas quanto em situações do cotidiano. Um bom entendimento desses conceitos, irá facilitar durante a resolução de coisas como determinar a força atuante em um eixo ou o momento fletor em uma viga.

Termodinâmica

Junto com a mecânica dos fluidos, a termodinâmica terá um papel crucial durante a sua formação. Lembre-se de conceitos como trabalho e energia, troca de calor entre os corpos, transferência de calor entre os sistemas.

Outras matérias

Para aqueles que já possuem um bom domínio das matérias que foram citadas acima ou acham que não precisam de revisão, chegou a hora de subir de nível. Essas matérias não  obrigatórias, mas podem te auxiliar bastante.

Cálculo diferencial e integral

Depois de ter feito toda a revião do básico, coisas como potenciação e radiciação não são mais um problema pra você. Portanto, compre alugum sobre pré-cálculo e tente evoluir um pouco nesse assunto.

Química

Provavelmente você não terá tempo para se aprofundar tanto, mas se tiver, revise a tabela periódica e tente fazer alguns cálculos de reação e massa molar já será de grande ajuda.

Desenho técnico

Para os alunos do senai, nada muda. Agora, se você nem sabe o que é desenho técnico, chegou a hora de pesquisar sobre o assunto e tentar ver as vistas dos objetos ou rebater na folha de desenho.

Processos de Fabricação

Essa é uma parte fundamental do curso, mas não acredito que sobrará tempo para isso, caso sobre, apenas pesquise um pouco e tente entender sobre alguns processos de fabricação como forjamento, usinagem, trefilação entre outros.

Lembrete final

Esse não é e nem deve ser utilizado na sua preparação para o vestibular. É somente um guia para aqueles que vão cursar engenharia e não possuem muito tempo livre, mas gostariam de estarem melhor preparados para o curso.

Obs: Se você é engenheiro mecânico e acha que faltou alguma matéria essencial, mande uma mensagem no instagram, que adicionaremos a esta publicação.

 

Veja também nossa postagem sobre 76 sites incríveis de emprego para engenheiros mecânicos.